sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Filtros fotográficos




Filtros fotográficos

Um filtro fotográfico é um acessório que possibilita o manejo das cores ou a obtensão de efeitos de luz, sendo feitos de gelatina, plástico, vidro ou cristal. A grande maioria é feita em anéis rosqueáveis na objetiva, onde deve-se observar o diâmetro dos mesmos.

Existem diversos tipos de filtros, que podem ter as seguintes finalidades:

- Filtros protetores da objetiva
- Filtros de cores para P&B
- Filtros de efeitos
especiais
- Filtos para o controle da luz

Tipos de filtros fotográficos

Filtro ultravioleta

Este tipo de filtro bloqueia a passagem da luz ultravioleta para proteger o sensor. Além disso, evita que a imagem perca contraste. São os preferidos para a proteção das lentes por serem neutros em relação às cores.


Filtro Densidade Neutra (ND)

O filtro Densidade Neutra diminuem a quantidade de luz que penetra pela objetiva. Seu uso se dá em situações em que precisamos usar velocidades mais lentas ou aberturas de diafragma maiores em dias ensolarados ou em locais onde a intensidade da luz é muito forte.

Filtro para preto e branco

Corrige e modifica os tons característicos da fotografia P&B. Dentre eles, os mais utilizados são:

-Amarelo: Atenua as peças e torna a pele mais clara nos retratos. Recomendado para paisagens e fotografias a grandes distâncias, já que faz a neblina ficar mais clara.

-Laranja: Com ele, conseguimos um grande contraste entre o céu e os outros elementos. Muito utilizado para escurecer a folhagem e as partes verdes das flores.

-Vermelho: Faz com que os objetos vermelhos fiquem mais claros, tornando os outros mais escuros.

-Verde: Elimina o vemelho e o azul e deixa passar o verde e o amarelo. É adequado para fotografias no verão, equilibrando as transições de tons entre árvores e folhas.

Filtro infravermelho

Geram imagens em P&B geradas exclusivamente pela readiação infravermelha. Sendo invisível,  a radiação infravermelha não tem uma cor associada.



Filtro polarizador

Há dois tipos: o circular e o linear. São usados para eliminar brilhos e reflexos indesejáveis provenientes da água ou de superfícies não metálicas. Por isto, menos luz penetra pela lente, melhorando o contraste das fotos e saturando as cores, principalmente o azul do céu, que se torna muito mais intenso. O filtro possui um anel de regulagem, sendo possível aumentar ou diminuir o efeito produzido. Normalmente, seus efeitos são mais acentuados quando usado a 90º em relação ao sol.


Filtro Star

Por ser transparente, não limita a quantidade de luz que entra na câmera. Adiciona um efeito muito interessante aos pontos luminosos, transformando-os em estrelas de várias pontas. Deve ser evitado em condições nas quais os números de pontos luminosos é muito alto.


Filtro Close-up

Permitem que a objetiva possa focalizar a uma distância mais próxima que a distância mínima de foco para a qual foram projetadas, e são por isto muito usados em macrofotografia. Estes filtros estão disponíveis em dioptrias de +1, +2, +3 e +4, sendo que quanto maior o for este número, maior a ampliação do objeto a ser fotografado. Utilizando mais de um filtro sobreposto, é possível se amplliar ainda mais o objeto. 

Além destes, há disponível no mercado diversos outros tipos de filtros que proporcionam os mais variados efeitos, como o Double exposure, o Cyclone, o Diffractor, o Speed... etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá Gostar também de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...