terça-feira, 25 de outubro de 2011

Os Cartões de memória

Os cartões de memória são uma ferramente eficiente de armazenamento de dados, e o seu uso possibilitou a evolução da fotografia digital. No início, as primeiras câmeras digitais eram conectadas ao computador através da porta serial, que é extremamente lenta. Atualmente, são conectadas diretamente à porta USB, tornando a transferência muito mais veloz.Além da fotografia, seu uso se dá também em celulares, computadores, mp3 players, etc.

Atualmente, é possível encontrar no mercado vários tipos de cartões de memória, compatíveis com diferentes marcas de câmeras. Entre esses formatos, os principais são: Compact Flash (CF), Memory Stick (MS), MultiMediaCard (MMC), Secure Digital (SD) e xD. Como cada modelo de câmera usa um tipo de cartão, este pode ser um fator importante, que pode ser levado em consideração na comprar uma câmera nova.

Uma dica: cuidado com cartões de memória falsificados - a qualquer momento ele pode apresentar erros ou corromper suas fotos. Imagene que você acabou de tirar fotos de um casamento, e ao tentar descarregar as fotos para o computador se depare com uma situação destas... certamente não seria uma coisa boa, pois não seria possível realizar a cerimônia pela segunda vez e o trabalho seria todo perdido!



Tipos de Cartõs de Memória

Compact Flash (CF) - É o mais tipo mais popular e antigo, que tornou-se muito utilizado com a fotografia digital. É mais robusto se comparado com modelos mais recentes, e seu uso se dá principalmente por fotógrafos profissionais. Podem ser encontrados em várias opções de velocidades, com taxas de transferência desde 1x (150KB/s) até 80x (12MB/s). Estes valores são muito importantes, principalmente aos fotógrafos que utilizam recursos como o Burst, que possibilita tirar várias fotos por segundo, e deve ser observado em sua compra.

Memory Stick (MS) - Foi criado pela Sony para ser utilizado em produtos da marca (além de Konica, Minolta e Samsung, que também utilizam o modelo em alguns de seus produtos). Há cinco tipos: o Memory Stick, Memory Stick com seleção de memória, Memory Stick Pro, Memory Stick Duo e Memory Stick Pro Duo, sendo que os dois modelos Duo têm tamanhos menores. Os modelos Pro são mais rápidos, e estão disponíveis em maiores capacidades, e a câmera deve ser compatível.



Multimedia Card (MMC) - Foi lançado em 1997. Está em desuso, mas alguns dispositivos compatíveis com cartões SD são capazes de ler este formato.
Secure Digital (SD) - Foi desenvolvido em 2001, baseado no MMC, e atualmente é largamente utilizado, justamente porque as câmeras digitais que fazem filmagem precisam de velocidade para reproduzir a imagem em movimento. O nome "Secure" refere-se à trava de segurança que impede a gravação ou eliminação de dados quando acionada. Seu preço costuma ser mais baixo que os outros padrões. Possuem opções em diversas taxas de transferência, iguais às de cartões CF.
Além do SD tradicional, há também o SDHC (Secure Digital High Capacity), um modelo com desempenho superior desenvolvido principalmente para câmeras e filmadoras de alta definição. Sua capacidade mínima é de 4GB, e é dividido em três classes: Classe 2 (2MB/s), Classe 4 (4MB/s) e Classe 6 (6MB/s). Como já foi citado, estes valores são muito importantes, pois taxas de transferência altas podem fazer toda a diferença. É preciso ficar atento, pois estes não são lidos em câmeras mais antigas que lêem SD.


eXtreme Digital (xD) - Desenvolvido em 2002 pela Olympus e Fujifulm. É encontrado em dois tipos: Type M (maior armazenagem) e Type H (maior taxa de transferência). As versões mais recentes normalmente não são compatíveis com câmeras antigas, devido à maior capacidade de armazenamento.
Leitores de Cartão

Para que o cartão seja lido diretamente no computador, sem a necessidade de se conectar a câmera ao mesmo, é possível encontrar no mercado leitores de cartão de memória - alguns modelos são compatíveis com diversos tipos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá Gostar também de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...