quarta-feira, 27 de abril de 2011

Le Parkour - Um esporte cinematógrafico



Já havia fotografado esportes hiper radicais, inclusive fiquei uma temporada na "Capital dos Esportes Radicais - Brotas/SP", mas nunca sequer ouvi dizer de esporte voltado para dublês de filmes de hollywood. Muito legal a experiencia e a "ideia" do "negocio".
Ja fotografei Rapel, Bung Jumping, Skate e muitos outros, mas esse eu perdi minha "virgindade" agora. Ah..... o nome eu nao disse.. é Le Parkour.
Parkour como os praticantes falam, também conhecido como Le Parkour, é uma disciplina onde os praticantes - conhecidos como traceurs, ou traceuse, no feminino - usam seu corpo para passar obstáculo de uma forma rápida e fluente. No Parkour você aprende técnicas desde como subir um muro, até como pular de um lugar alto, porém o parkour NÃO É UM ESPORTE DE PULAR PRÉDIOS, inclusive se voce disser isso para um praticante ele pode te bater...rs. brincadeirinha. A verdade é que eles nao gostam de ser rotulados desta forma.
Consiste, basicamente,  em um homem correndo de alguém/algo e nenhum obstáculo pode pará-lo, mas, ele não é só isso, além de passar os obstáculos, você deve executar os movimentos da forma mais natural possível usando o obstáculo como se fosse parte do seu corpo. Vale a pena ressaltar que você treina o Parkour para você mesmo, você não faz movimentos para impressionar outras pessoas, até por que, isso pode resultar em sérias quedas.

Felipe Belo, 18 anos e muita adrenalina no sangue - sonha e acredita chegar um dia ao topo do Parkour, entrou em contato comigo para me propor esse desafio e eu como fotógrafo apaixonado aceitei mais do que depressa o desafio.
O jovem garoto pratica o esporte ha 2 anos e realmente tem paixão pelo que faz. A família apoia, no inicio a mãe preocupava-se bastante, claro. O pai é hiper coruja e acompanhou o Ensaio do inicio ao fim e inclusive fotografou o ensaio.


O esporte exige um preparo físico muito bom, e muita resistência. O ensaio começou na Praça das Bandeiras, as 05:30 da "matina"(cuiabá) e finalizamos na UFMT. Era vísivel a determinação do Felipe em seu olhar.

 Gosto muito dessa foto, a sombra do felipe ao fundo me fascina.


Como citei acima, o esporte nao tem limites - consiste (pelo que entendi e pesquisei) em uma perseguiçao ou fuga. O Atleta nao mede esforços e barreiras para alcançar o objetivo. Escaladas, saltos mortais, pulos fantásticos, etc.
É muita coragem e persistencia - Felipe ao falar do esporte é como uma mãe falando do seu proprio filho.
Além do Felipe Belo, parece que o irmão mais novo tambem curte bastante esse esporte Radical.
Haja coração!

Breve uma entrevista exclusiva com a turma que acompanha Felipe no esporte no blog - Mosquito Ambulante, fique de antenas ligadas.

2 comentários:

Poderá Gostar também de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...